carregando...

Notícias

INPI reconhece Jundiahy como IG para uva Niagara Rosada

10 de abril de 2023

Foi publicado nesta terça-feira, dia 04 de abril de 2023, na Revista da Propriedade Industrial (RPI), o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Jundiahy (SP) para uva Niagara Rosada, na espécie Indicação de Procedência (IP). Esta se tornou a 102ª IG brasileira registrada no INPI.

No total, há 111 registros de Indicação Geográfica no Instituto, sendo 33 Denominações de Origem (24 nacionais e 9 estrangeiras) e 78 Indicações de Procedência (todas nacionais).

Segundo a documentação apresentada ao INPI, a viticultura na região então chamada de Jundiahy se iniciou em setembro de 1887, sem caráter econômico. Em 1933, três cachos rosados de uvas da variedade Niagara nasceram em meio aos cachos brancos, pela primeira vez. Tal mutação genética espontânea de um cacho rosado, a partir da variedade Niagara Branca, deu origem à Niagara Rosada, fato este que ocorreu em um bairro localizado na divisa entre os atuais municípios de Jundiaí e Louveira (SP). Assim, a região de Jundiahy, que em 1933 era formada pelos municípios de Itupeva e Louveira, entre outros, é considerada o berço da Niagara Rosada.

Movimentada por essa descoberta, em 1934, foi realizada a primeira Festa da Uva de Jundiahy. Diferentes fontes documentais, tais como fotos, notícias e peças de divulgação dessas festas, foram anexadas ao processo, estando a notoriedade da região como centro produtor de Niagara Rosada diretamente relacionada a essas celebrações, bem como à grande produção de uvas e às exposições, feiras e premiações vitícolas.

O surgimento da variedade rosada é considerado um dos momentos mais importantes da história da cidade de Jundiaí e de seu entorno, de acordo com a documentação apresentada ao INPI. A partir desse acontecimento, bacelos de Niagara Rosada foram distribuídos a outros produtores da região, que passaram a adotá-la como a principal variedade cultivada.

A Niagara Rosada pode ser considerada responsável pelo grande movimento agrícola, comercial e industrial que transformou os municípios da região. Nesse contexto, o Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, também conhecido como Parque da Uva, inaugurado em 1953 e revitalizado em 2004, reflete a história de Jundiahy como notório e tradicional centro produtor de uva Niagara Rosa.

Fonte: gov.brhttps://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-reconhece-jundiahy-como-ig-para-uva-niagara-rosada